EDITAL N. 01/2022 - 2023
(ATUALIZAÇÃO - DOCUMENTO 5158469)
EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE ESTUDANTES
O Projeto de Extensão Ciência para Todos e o Programa de Extensão Iniciativa Startup Experience do Departamento de Engenharia Elétrica - Setor de Tecnologia torna público o presente edital com as normas do processo seletivo de estudantes e recém graduados para atuação no projeto abaixo identificado:
Processo SEI nº 23075.039492/2020-15
Projeto intitulado: Ciência Cidadã - Uma ferramenta para levar a Ciência para Todos (UFPR)
Instituição parceira: Superintendência Geral de Inovação do Governo do Estado do Paraná.
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Desenvolver ações de inovação e empreendedorismos em escolas públicas com alunos do ensino médio baseados na metodologia Iniciativa Startup Experience desenvolvidas no projeto de extensão Ciência para Todos e no programa Iniciativa Startup Experience.
O processo seletivo de que trata o presente edital, refere-se a seleção de bolsistas para atuação no projeto acima identificado.
O presente processo seletivo estará válido enquanto vigente o acordo celebrado com a instituição financiadora, conforme processo identificado, podendo ocorrer convocações a qualquer momento.
O preenchimento das vagas e a concessão das bolsas serão feitos mediante a necessidade do projeto, obedecendo à ordem de classificação.
As 2 (duas) bolsas a serem concedidas aos bolsistas recém formados selecionados tem o valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) mensais, com duração de 12 (doze) meses e as 3 (três) bolsas aos alunos graduandos selecionados tem o valor de R$ 931,00 (novecentos e trinta e um reais) mensais, com duração de 12 (doze) meses.
A integralidade da bolsa está condicionada à dedicação de 30 (trinta) horas semanais no projeto para os recém graduados e 20 (vinte) horas semanais para os alunos graduandos.
O bolsista desde já manifesta ciência que poderá ser desligado a qualquer tempo.
O projeto será desenvolvido nos espaços do Programa Iniciativa Startup Experience (Sala de Coworking, Incubadora, Sala de Reuniões, Sala de Aula) localizados no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS - UFPR).
As ações de interação dialógica com a sociedade serão realizadas em escolas públicas de Curitiba e/ou região metropolitana (Paraná).
DA CANDIDATURA
Poderão candidatar-se os estudantes regularmente matriculados nos cursos das seguintes áreas:
Área I - Setor de Tecnologia
Área II - Setor de Educação
Recém Graduados e Graduandos que em sua graduação desenvolveram trabalhos aplicando SWOT, 5W2H, KANBAN, OKR, CANVAS, Elaboração de Cronograma, Gerência de Projetos, Coordenação de Equipes, Gestão Ágil, Organização de Cursos, Produção de Conteúdo e treinamento de equipes.
Os candidatos devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade:
ter bom rendimento acadêmico;
estar disponível a iniciar as atividades no projeto tão logo seja convocado;
não ser beneficiário de outro tipo de bolsa que exija exclusividade;
não possuir vínculo empregatício.
para as vagas de graduação: estar cursando a partir do 2º período do seu curso.
para as vagas de graduados: o recém formado deverá ter se graduado no máximo há 3 anos da data de seleção.
ter disponibilidade de horário exigido para se dedicar ao projeto (30 horas semanais para recém formados e 20 h semanais para graduandos)
Ao candidato, que concorrer às bolsas do projeto, é desejável as seguintes características:
Experiência em Gerência de Projetos;
Experiência em Coordenação de Equipes através de ferramentas de gestão ágil;
Facilidade de comunicação e expressão;
Capacidade organizar cursos e treinamentos comprovada por certificados ou portfólio;
Experiência em atividades de empreendedorismo e inovação comprada por certificados ou portfólio;
Relacionamento interpessoal: Dinamismo, proatividade, resolução de problemas, aprendizado rápido, atitude e dedicação.
Domínio das ferramentas: SWOT, 5W2H, KANBAN, OKR, Business Model Canvas, Elaboração de Cronograma.
DA INSCRIÇÃO
A inscrição deverá ser realizada pelo candidato, no período previsto no cronograma (item VI), por meio do envio da documentação, para o e-mail andrebmariano@ufpr.br escrevendo INSCRIÇÃO NA SELEÇÃO no campo do email com os anexos e informações listadas no item III-B.
Para a inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:
histórico escolar atualizado para os graduandos;
diploma de graduação para os recém graduados
cópia do RG e CPF;
texto de livre redação contendo motivações para trabalhar no projeto e resumo de suas habilidades. Informar se já atuou ou atua em projeto de ensino, pesquisa ou extensão como aluno voluntário ou ainda em ecossistema de inovação ou startups;
currículo acadêmico/profissional resumido (de preferência Currículo Lattes e o link do perfil no Linkedin).
Declaração de vulnerabilidade social se o candidato se enquadrar.
DA SELEÇÃO
O processo seletivo constará de análise documental e entrevista, ambas de caráter eliminatório (item VI).
Será utilizado como critério de desempate, caso houver, a valorização do aluno que atuou ou atua como voluntário em projetos de ensino, pesquisa ou extensão.
A análise documental e a entrevista serão realizadas pelo coordenador do projeto.
As entrevistas serão agendadas por meio do e-mail utilizado para inscrição.
Também, em caso de empate, os candidatos em situação de vulnerabilidade social terão a preferência pela vaga.
DO RESULTADO E DA CONVOCAÇÃO DOS BOLSISTAS
Todas as etapas e prazos deste processo seletivo estão descritos no item VI do presente edital e estarão disponíveis no site do Projeto de Extensão Ciência para Todos <https://www.bit.ly/cienciaufpr>.
O coordenador reserva-se ao direito de prorrogar prazos e alterar datas, conforme se faça necessário, através da publicação de comunicado.
O resultado será publicado no mesmo endereço de publicação do Edital, conforme período previsto no cronograma (item VI).
O resultado consolidado será atualizado semestralmente, podendo haver a reclassificação dos candidatos.
Os candidatos selecionados deverão aguardar a convocação que será realizada conforme a necessidade do projeto. Ao ser convocado, o candidato deverá comparecer na data, hora e local divulgados, com a documentação exigida para efetuar cadastramento e assinar o Termo Individual de participação no projeto.
Os bolsistas selecionados deverão providenciar a contratação de seguro de vida e deverão apresentar cópia da apólice em até 30 (trinta) dias após o início da bolsa.
O início das atividades pelos bolsistas ficará condicionado ao repasse financeiro pela SETI.
Os bolsistas selecionados não podem ter vínculo empregatício e nem receber outra modalidade de bolsa, incluindo bolsa de estágio.
DO CRONOGRAMA
ETAPA | DATA |
Publicação do Edital | 13/12/2022 |
Inscrições | 13/12/2022 até 15/01/2023 |
Entrevistas | 16/01/2023 até 27/01/2023 |
Resultado | 31/01/2023 |
Vigência do Edital | da data de publicação do edital até o encerramento do acordo formalizado para execução do projeto |
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Os bolsistas atuarão em atividades de ensino/pesquisa/extensão para atender ao projeto descrito no item I.
O Coordenador do projeto avaliará, conforme disponibilidade orçamentária e vigência do projeto, a possibilidade de renovação da bolsa.
Os alunos aprovados e não classificados para as bolsas disponíveis ficarão cadastrados na lista de esperas para eventuais substituições no projeto.
Os alunos aprovados e não classificados ficam convidados para participar do projeto como voluntários.
Os casos omissos serão analisados pelo Coordenador do projeto.
Curitiba, 13 de Dezembro de 2022.
__[assinado eletronicamente]__
Coordenador do acordo
O documento assinado eletronicamente está disponível na plataforma SEI número 23075.039492/2020-15 - Documento 5158469
ATUALIZAÇÃO (17/01/2023)
Homologamos a inscrição dos seguintes candidatos que enviaram a documentação e inscrição respeitando as instruções do processo seletivo, bem como respeitando a data limite para envio:
ANA GASPERIN
ANA KAROL MARTINS
ANA NAKATANI
ANA TEIXEIRA
DIANE ARAUJO
EMANUELLE FERNANDES
ERICK KOLLROSS
FERNANDA ALMEIDA
GUILHERME BOMFIM
GUILHERME LOMBA
JÚLIA ANDRADE
LARISSA PEREIRA
MARCELO SOUZA
MICHELINE SANTOS
Caso você tenha realizado o procedimento de inscrição e seu nome não está na lista acima, por favor, entre em contato com urgência pelo email andrebmariano@ufpr.br.
Atenciosamente,
Prof. André Bellin Mariano
ATUALIZAÇÃO (31/01/2023)
EDITAL N. 01/2023
EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE ESTUDANTES
RESULTADO FINAL
Informo que o resultado da Seleção Interna de Estudantes Edital 1/2022 (Documento 5158469) foi o seguinte:
Aprovados para vagas para bolsista recém formado (30 horas semanais)
1. Erick Cordeiro Kollross
2. Guilherme Henrique de Bomfim
Aprovados para vagas de graduandos (20 horas semanais)
1. Fernanda Beatriz Oliveira de Almeida
2. Ana Carolina Reis Teixeira
3. Larissa Pereira
Aprovados na lista de espera para graduandos
1. Ana Karoline Martins
2. Ana Clara Thiesen Gasperin
3. Marcelo Tibúrcio de Souza
4. Guilherme Adrião Lomba
5. Micheline Paitra Alves dos Santos
6. Júlia de Moura Andrade
7. Diane Araújo
8. Emanuelle Thais Fernandes
9. Ana Carolina Nakatani
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Os bolsistas atuarão em atividades de ensino/pesquisa/extensão para atender ao projeto descrito no item I do Edital 1/2022.
O Coordenador do projeto avaliará, conforme disponibilidade orçamentária e vigência do projeto, a possibilidade de renovação da bolsa.
A contratação e implementação da bolsa fica atrelada à entrega dos documentos comprobatórios solicitados no edital 1/2022 e a disponibilização de recursos financeiros ao projeto.
O projeto vai substituir o bolsista caso não tenha a dedicação esperada ou não cumpra as horas exigidas.
Os alunos na lista de espera são convidados a integrar o Projeto de Extensão Ciência para Todos II como voluntários após a participação do próximo processo Trainee de 2023 (a ser divulgado nas plataformas do projeto).
Os casos omissos serão analisados pelo Coordenador do projeto.
Atenciosamente,
Curitiba, 31 de Janeiro de 2023
___[assinado eletronicamente]___
Coordenador do acordo
O documento assinado eletronicamente está disponível na plataforma SEI número 23075.039492/2020-15 - Documento 5255321
===========================================================================
EDITAL
N. 02/2023
EDITAL
PARA SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTAS
Projeto de Extensão
Ciência para Todos e o Programa de Extensão Iniciativa Startup Experience do
Departamento de Engenharia Elétrica - Setor de Tecnologia torna público o
presente edital com as normas do processo seletivo de estudantes e recém
graduados para atuação no projeto abaixo identificado:
Processo SEI nº
23075.039492/2020-15
Projeto intitulado:
Ciência Cidadã - Uma ferramenta para levar a Ciência para Todos (UFPR)
Instituição parceira:
Superintendência Geral de Inovação do Governo do Estado do Paraná.
- DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
A. Desenvolver ações de
inovação e empreendedorismos em escolas públicas com alunos do ensino médio
baseados na metodologia Iniciativa Startup Experience desenvolvidas no projeto
de extensão Ciência para Todos e no programa Iniciativa Startup Experience.
B. O processo seletivo
de que trata o presente edital, refere-se a seleção de bolsistas para atuação
no projeto acima identificado.
C. O presente processo
seletivo estará válido enquanto vigente o acordo celebrado com a instituição
financiadora, conforme processo identificado, podendo ocorrer convocações a
qualquer momento.
D. O preenchimento das
vagas e a concessão das bolsas serão feitos mediante a necessidade do projeto,
obedecendo à ordem de classificação.
E. Uma bolsa a ser concedidas
à bolsista recém formado(a) selecionados tem o valor de R$ 2.500,00 (dois mil e
quinhentos reais) mensais, com duração de 5 (cinco) meses e as 1 (uma) bolsa a
aluno(a) graduando(a) selecionados tem o valor de R$ 931,00 (novecentos e
trinta e um reais) mensais, com duração de 5 (cinco) meses.
F. A integralidade da
bolsa está condicionada à dedicação de 30 (trinta) horas semanais no projeto
para o(a) recém graduado (a) e 20 (vinte) horas semanais para o(a) aluno(a)
graduando(a).
G. O bolsista desde já
manifesta ciência que poderá ser desligado a qualquer tempo.
H. O projeto será
desenvolvido nos espaços do Programa Iniciativa Startup Experience (Sala de
Coworking, Incubadora, Sala de Reuniões, Sala de Aula) localizados no Núcleo de
Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS - UFPR).
I.
As ações de interação dialógica com a sociedade serão realizadas em
escolas públicas de Curitiba e/ou região metropolitana (Paraná).
- DA CANDIDATURA
A. Poderão candidatar-se
os estudantes regularmente matriculados nos cursos das seguintes áreas:
1. Área I - Setor de
Tecnologia
2. Área II - Setor de
Educação
3. Recém Graduados e
Graduandos que em sua graduação desenvolveram trabalhos aplicando SWOT, 5W2H,
KANBAN, OKR, CANVAS, Elaboração de Cronograma, Gerência de Projetos,
Coordenação de Equipes, Gestão Ágil, Organização de Cursos, Produção de
Conteúdo e treinamento de equipes.
B. Os candidatos devem
atender aos seguintes critérios de elegibilidade:
1.
ter bom rendimento acadêmico;
2.
estar disponível a iniciar as atividades no projeto tão logo seja
convocado;
3.
não ser beneficiário de outro tipo de bolsa que exija exclusividade;
4.
não possuir vínculo empregatício.
5.
para as vagas de graduação: estar cursando a partir do 2º período do seu
curso.
6. para as vagas de
graduados: o recém formado deverá ter se graduado no máximo há 3 anos da data
de seleção.
7. ter disponibilidade
de horário exigido para se dedicar ao projeto (30 horas semanais para recém
formados e 20 h semanais para graduandos)
C. Ao candidato, que
concorrer às bolsas do projeto, é desejável as seguintes características:
a. Experiência em
Gerência de Projetos;
b. Experiência em
Coordenação de Equipes através de ferramentas de gestão ágil;
c.
Facilidade de comunicação e expressão;
d. Capacidade organizar
cursos e treinamentos comprovada por certificados ou portfólio;
e.
Experiência em atividades de empreendedorismo e inovação comprada por
certificados ou portfólio;
f.
Relacionamento interpessoal: Dinamismo, proatividade, resolução de
problemas, aprendizado rápido, atitude e dedicação.
g.
Domínio das ferramentas: SWOT, 5W2H, KANBAN, OKR, Business Model Canvas,
Elaboração de Cronograma.
- DA INSCRIÇÃO
A.
A inscrição deverá ser realizada pelo candidato, no período previsto no
cronograma (item VI), por meio do envio da documentação, para o e-mail
andrebmariano@ufpr.br escrevendo INSCRIÇÃO NA SELEÇÃO no campo do email com os
anexos e informações listadas no item III-B.
B. Para a inscrição o
candidato deverá entregar os seguintes documentos:
1. histórico escolar
atualizado para os graduandos;
2. diploma de graduação
para os recém graduados ou certificado de conclusão nos casos em que o diploma
está em preparação;
3. cópia do RG e CPF;
4. texto de livre
redação contendo motivações para trabalhar no projeto e resumo de suas
habilidades. Informar se já atuou ou atua em projeto de ensino, pesquisa ou
extensão como aluno voluntário ou ainda em ecossistema de inovação ou startups;
5. currículo
acadêmico/profissional resumido (de preferência Currículo Lattes e o link do
perfil no Linkedin).
6.
Declaração de vulnerabilidade social se o candidato se enquadrar.
- DA SELEÇÃO
A.
O processo seletivo constará de análise documental e entrevista, ambas
de caráter eliminatório (item VI).
B.
Será utilizado como critério de desempate, caso houver, a valorização do
aluno que atuou ou atua como voluntário em projetos de ensino, pesquisa ou
extensão.
C.
A análise documental e a entrevista serão realizadas pelo coordenador do
projeto.
D.
As entrevistas serão agendadas por meio do e-mail utilizado para
inscrição.
E.
Também, em caso de empate, os candidatos em situação de vulnerabilidade
social terão a preferência pela vaga.
- DO RESULTADO E DA CONVOCAÇÃO
DOS BOLSISTAS
A.
Todas as etapas e prazos deste processo seletivo estão descritos no item
VI do presente edital e estarão disponíveis no site do Projeto de Extensão
Ciência para Todos <https://www.bit.ly/cienciaufpr>.
B.
O coordenador reserva-se ao direito de prorrogar prazos e alterar datas,
conforme se faça necessário, através da publicação de comunicado.
C.
O resultado será publicado no mesmo endereço de publicação do Edital,
conforme período previsto no cronograma (item VI).
D.
O resultado consolidado será atualizado semestralmente, podendo haver a
reclassificação dos candidatos.
E.
Os candidatos selecionados deverão aguardar a convocação que será
realizada conforme a necessidade do projeto. Ao ser convocado, o candidato
deverá comparecer na data, hora e local divulgados, com a documentação exigida
para efetuar cadastramento e assinar o Termo Individual de participação no
projeto.
F. Os bolsistas
selecionados deverão providenciar a contratação de seguro de vida e deverão
apresentar cópia da apólice em até 30 (trinta) dias após o início da bolsa.
G. O início das
atividades pelos bolsistas ficará condicionado ao repasse financeiro pela SETI.
H. Os bolsistas
selecionados não podem ter vínculo empregatício e nem receber outra modalidade
de bolsa, incluindo bolsa de estágio.
- DO CRONOGRAMA
ETAPA |
DATAS |
Publicação do
Edital |
31/8/23 |
Inscrições |
31/8/23 até 10/9/23
(12 h). |
Entrevistas |
10/9/23 até 15/9/23 |
Resultado |
15/9/2023 |
Vigência do Edital |
A partir da data de
publicação do edital até o encerramento do acordo formalizado para execução
do projeto |
- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
A.
Os bolsistas atuarão em atividades de ensino/pesquisa/extensão para
atender ao projeto descrito no item I.
B.
O Coordenador do projeto avaliará, conforme disponibilidade orçamentária
e vigência do projeto, a possibilidade de renovação da bolsa.
C.
Os alunos aprovados e não classificados para as bolsas disponíveis
ficarão cadastrados na lista de esperas para eventuais substituições no
projeto.
D. Os alunos aprovados e
não classificados ficam convidados para participar do projeto como voluntários.
E. Os casos omissos
serão analisados pelo Coordenador do projeto.
F. Os alunos de
graduação não selecionados no Edital 1/2022 (Documento 5158469) e citados na
Lista de Espera (Documento 5255321) tem
preferência para a vaga de Bolsista de Graduação. A ordem de seleção
apresentada no Documento 5255321 será considerada para a escolha do bolsista
caso haja manifestação de interesse até o dia 4/9/23 conforme email enviado
para todos os interessados.
G. Caso nenhum aluno
manifeste interesse em assumir a vaga, o presente edital vai considerar os
novos candidatos.
Curitiba, 31 de Agosto de 2023.
ANDRÉ BELLIN MARIANO
Coordenador do Projeto
===========================================================================
RESULTADO
DA SELEÇÃO DO EDITAL N. 02/2023
SUBSTITUIÇÃO
DE BOLSISTAS
Projeto de Extensão
Ciência para Todos e o Programa de Extensão Iniciativa Startup Experience do
Departamento de Engenharia Elétrica - Setor de Tecnologia torna público o
presente edital com as normas do processo seletivo de estudantes e recém
graduados para atuação no projeto abaixo identificado:
Processo SEI nº
23075.039492/2020-15
Projeto intitulado:
Ciência Cidadã - Uma ferramenta para levar a Ciência para Todos (UFPR)
Instituição parceira:
Superintendência Geral de Inovação do Governo do Estado do Paraná.
Informo que o resultado
da Seleção de Bolsistas para a vaga de Recém Graduado teve um candidato. Após
entrevista e análise do currículo o Bacharel em Engenharia Química Rodolfo Rocha Ferrarini foi selecionado.
Informo que os alunos
da lista de espera do Edital N. 01/2023, divulgada no dia 17/1/23 foram
procurados via mensagem (E-mail) e apenas uma aluna de graduação manifestou
interesse em participar do projeto. Desta forma, a aluna Diana do Amaral de Souza Araújo, acadêmica de Engenharia Elétrica,
foi selecionada.
Curitiba, 15 de Setembro de 2023.
ANDRÉ BELLIN MARIANO
Coordenador do Projeto