Patentes, comunicação e divulgação científica

 

A metodologia científica consiste na principal ferramenta da humanidade que permite a evolução do conhecimento e o desenvolvimento tecnológico. Sem ela, pesquisadores e inventores estariam fadados a repetir erros passados ao perseguirem eternamente caminhos já trilhados por outras pessoas. Assim sendo, é fundamental no início de um trabalho de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico, a realização de uma completa busca por anterioridade nas bases de dados que agrupam publicações em livros, patentes e artigos. Então, a partir do estado da arte, ou seja, apoiados no trabalho de inúmeros estudiosos, conseguimos compreender tudo o que já foi feito em um determinado campo da ciência e, desta forma, propor novas abordagens, novos experimentos e soluções alternativas para antigos problemas. Por isso, o trabalho de COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, ou seja, a ação de publicar seus achados científicos seguindo-se os critérios da metodologia científica, trata-se de uma ação fundamental a ser realizada pelos pesquisadores, colaborando diretamente para a criação de um alicerce no qual todas as futuras pesquisas estarão apoiadas.

Ao realizar uma pesquisa bibliográfica completa, além do tempo economizado, aumenta-se a chance do sucesso do trabalho de desenvolvimento tecnológico tendo em vista que as principais boas práticas daquela área da ciência serão adotadas no estudo em questão. Outro ponto fundamental consiste na economia de recursos. Ao evitar caminho já percorrido, o pesquisador já tem acesso aos resultados desejados mesmo sem realizar qualquer experimento.

Ou seja, todo o conhecimento do mundo, até um determinado momento, já está a nossa disposição bastando apenas acessar as bases de dados.

No caso de iniciativas do setor produtivo, a metodologia científica também é uma poderosa aliada. Promover inovação sem um profundo conhecimento das tecnologias envolvidas fatalmente vai levar a equipe de desenvolvimento a um caminho improdutivo. Faz-se necessário, além de conhecer todo o estado da arte, estar atento a todas as ações de concorrentes de mercado e, em especial, ao registro de PATENTES. Em outros termos, não iniciamos um projeto sem a certeza de que não existe uma patente registrada que promova uma barreira tecnológica às ações em desenvolvimento.

Portanto, tanto na academia quanto no setor produtivo, registrar o trabalho através da publicação de artigos e depósito de patentes, faz parte do trabalho de rotina nos dias atuais para cientistas, químicos, engenheiros, farmacêuticos, biólogos e demais profissionais. Portanto, vale a pena desenvolver essas habilidades durante a graduação, tendo em vista que a curva de aprendizado e profissionalização nesta área demora muitos anos. O roteiro para o desenvolvimento dessas competências consiste na participação de projetos como alunos de iniciação científica ou estágio voluntário  em grupos de pesquisa com competência comprovada na submissão de artigos científicos e registro de patentes.

Por fim, o profissional que busca um desempenho superior precisa quebrar barreiras e levar o conhecimento desenvolvido para toda a sociedade. A maior parte das pessoas fica à margem de todo esse ecossistema de inovação efervescente de desenvolvimento compartilhado pelas universidades, centros de pesquisa, startups e empresas de tecnologia. Desta forma, o compartilhamento da informação através de ações de extensão apresenta-se como uma oportunidade a ser aproveitada. Estamos falando da DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ou em outras palavras, levar o conhecimento científico para a população através de ações de popularização de ciência e tecnologia. Nessa esfera, o profissional atinge uma plenitude de formação, sendo capaz de forma simples e direta, compartilhar e discutir os mais recentes tópicos da ciência e tecnologia com qualquer pessoa da sociedade. Um resultado direto desta ação consiste na percepção da sociedade da importância do desenvolvimento da educação e ciência, já que os próprios pesquisadores prestam conta de todo o investimento recebido para a realização dos estudos e pesquisas científicas.

Aqui na Universidade Federal do Paraná, os estudantes e sociedade têm acesso ao conhecimento em sua plenitude. Nas aulas, através de um ensino de qualidade. Nos laboratórios através de pesquisa de ponta e virtualmente em todos os lugares tendo em vista as inúmeras de ações de extensão nas mais diversas esferas do saber. Em nossos projetos, desenvolvemos a Metodologia Startup Experience que trabalha a inovação vinculada ao ensino, pesquisa e extensão. Nossos profissionais são capacitados para a criação de soluções inovadoras atendendo as principais demandas da sociedade. Temos parceria com o ecossistema de inovação do Estado do Paraná e constantemente apresentamos nossos projetos na forma de pitchs para receber o feedback de especialistas do mercado. Nossos eventos são públicos, gratuitos e distribuídos em plataformas online para que todos tenham acesso ao processo de criação da inovação. Estamos constantemente realizando processos seletivos para que mais alunos participem das nossas ações e recebam o treinamento e capacitações em nossas metodologias. Saiba mais sobre essas iniciativas acompanhando nossas redes sociais: www.linkedin.com/company/cienciaufpr.

 #inovação #pesquisa #ensino #extensão #patentes #artigos #comunicação #divulgação #ciência #tecnologia #popularização #capacitação