Metodologia Startup Experience


O projeto de extensão universitária Ciência para Todos, criado em 2016 no Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR, baseia-se em três pilares: i) Visitas de estudantes do ensino médio e técnico, ii) Divulgação para popularização de Ciência e Tecnologia e iii) Capacitação de jovens talentos através de ações de empreendedorismo voltado para melhorar a sociedade. A integração das ações de extensão de forma indissociada do ensino e pesquisa foi materializada através da criação da Metodologia Startup Experience de modo a agregar a inovação. A metodologia vem sendo desenvolvida desde 2008 com a criação do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS – UFPR) e consiste na aplicação dos conceitos inovadores de ensino de Aprendizado Baseado em Problemas/Projetos focados para o desenvolvimento da inovação e empreendedorismo de forma interdisciplinar com alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação integrando-os com o setor produtivo e ecossistema de inovação local (município e estado). Desde então, os projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico desenvolvidos devem responder positivamente a seguinte pergunta:

Essa iniciativa vai melhorar diretamente a qualidade de vida da população a partir do seu desenvolvimento e resultados atingidos?

Além disso, esse método fundamenta-se na integração de: a) espaços físicos projetados para inovação; b) capacitação profissional (hard e softskills); c) interdisciplinaridade e d) ações para o empreendedorismo. Confira os principais elementos com maior detalhamento abaixo:

1. ESPAÇO FÍSICO

Uso de infraestrutura voltada para a inovação instalada no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável da UFPR. Consiste em:

- Sala de Coworking: espaço com diversas mesas, computadores e painéis de controle (dashboard) destinados ao controle dos projetos. Local utilizado pelos alunos para os trabalhos das equipes interdisciplinares.

- Sala de prototipagem e validação: espaço para armazenamento dos componentes eletrônicos do projeto e trabalho no desenvolvimento dos dispositivos IoT.

- Laboratório de modelagem 3D: sala com duas impressoras 3D e computadores destinados a projetos de modelagem 3D e realidade aumentada.

- Sala de reuniões: Espaço para reuniões e treinamentos das equipes.

- Laboratório de informática: Sala com microcomputadores para modelagem matemática, projetos e estudos.

- Sala de Controle: Sala da gestão com infraestrutura para reuniões de pequenos grupos, encontros one-a-one e dashboards para gerência dos projetos (kanban, okr e cronogramas) e televisão de 42 polegadas para uso nas dinâmicas e reuniões.

2. CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

A formação do profissional do futuro requer, além de conhecimentos teóricos, a prática e sedimentação do conhecimento. Muitos cursos de universidades públicas apresentam dificuldades para os alunos realizarem estágios profissionais durante a graduação em função da sua grade distribuída ao longo do dia. Desta forma, a única experiência profissional acontece no estágio obrigatório e não é suficiente para uma formação profissional completa. Desta forma, a Metodologia Startup Experience desenvolve um ambiente efervescente repleto de desafios para os participantes de modo a instigá-los ao aprofundamento nos conceitos teóricos desenvolvidos nos cursos de graduação para aplicação e resolução de problemas reais da sociedade. Os alunos recebem treinamento nas metodologias básicas do projeto de pesquisa/extensão/inovação e recebem mentoria durante os estudos em temáticas novas. Além disso, os alunos integram equipes interdisciplinares e são desafiados em problemas relativos a outras áreas do conhecimento. 

HARDSKILLS – Desenvolvido na resolução de problemas e desenvolvimento de projetos com aplicação de conhecimentos da área do curso de graduação e de outras áreas ao trabalhar de forma integrada e interdisciplinar.

SOFTSKILLS – Mentoria semanal em acompanhamento do andamento da equipe nos projetos desenvolvidos com treinamentos e dinâmicas de grupo para desenvolvimento de habilidades softskills.


3. INTERDISCIPLINARIDADE

Um dos fundamentos principais da metodologia consiste no trabalho interdisciplinar. O projeto já integrou alunos dos seguintes cursos: Engenharia Elétrica, Medicina, Engenharia Mecânica, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Turismo, Pedagogia, Odontologia, Agronomia, Engenharia de Energia, Veterinária, Expressão Gráfica, Química, Administração, Geografia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Física, Estatística, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Farmácia, Pós-graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, Pós-graduação em Engenharia de Alimentos. Os alunos integram times/squads para o desenvolvimento de uma startup de impacto na sociedade. Cada aluno assume a responsabilidade pelas diferentes posições: Gerente (CEO), Financeiro, Recursos Humanos, Tecnologia do Produto e Marketing & Divulgação. Outras posições são criadas conforme especificidades de cada projeto.

4. AÇÕES PARA O EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo é uma habilidade difícil de ensinar apenas com aulas expositivas. Os alunos precisam praticar. Desta forma, as ações do projeto focam no desenvolvimento das seguintes características nos alunos, através de dinâmicas, desafios e mentoria, de modo que eles possam experimentar o empreendedorismo na prática:


Os alunos são incentivados a buscarem investimentos para financiamento de startup spin offs do projeto. Desde 2016, tivemos duas spin offs criadas (Hello IoT e Green Bubbles) e duas startups incubadas que ficaram entre as 100 finalistas do Sinapse da Inovação do Estado do Paraná (BIO+ – Dispositivo IoT para biotecnologia e ARME – Realidade Aumentada no Ensino da Medicina). Atualmente, os editais referentes ao projeto de extensão Ciência para Todos, que desenvolveu a Metodologia Startup Experience, são preparados com a participação ativa dos alunos.

O projeto promove um relacionamento dos alunos com o mercado de trabalho e ecossistema de inovação de modo a propiciar a criação de rede de contatos (Networking), requisito fundamental para o sucesso profissional e ações de empreendedorismo.

Logotipos da Metodologia Startup Experience, Projeto de Extensão Ciência para Todos (www.bit.ly/cienciaufpr) e Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Autossustentável – NPDEAS (www.npdeas.ufpr.br), local de funcionamento do projeto.

RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE 

Em Outubro de 2021, o coordenador do projeto recebeu o 34º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia na categoria Pesquisador-Extensionista na área de Engenharias. O prêmio é um reconhecimento das ações do projeto de extensão que desde 2016 está capacitando jovens talentos para o mercado de trabalho com ações de empreendedorismo,integrando-os ao setor produtivo, divulgando e popularizando a inovação na Ciência e Tecnologia para a sociedade através de eventos presenciais e online.

AÇÕES PARA O FUTURO DO PROJETO

Recentemente, o projeto de extensão deu origem ao Programa de Extensão Iniciativa Startup Experience que tem por objetivo proporcionar para toda a universidade e sociedade as oportunidades de inovação e empreendedorismo desenvolvidos aqui na Universidade Federal do Paraná. Um exemplo disso consiste no novo projeto de extensão em parceria com professores da UFPR (Campus Palotina). Desta forma, a primeira expansão das ações do projeto vai acontecer no Oeste do Paraná. As ações de indissociabilidade entre extensão e ensino continuam com a aplicação da Metodologia Startup Experience em disciplinas de graduação e pós-graduação na UFPR. Outro ponto importante consiste no treinamento e capacitação de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado de modo a complementar a formação pedagógica dos futuros professores universitários.

Nós somos uma equipe jovem, no começo de uma longa jornada. Estamos orgulhosos pelos resultados já alcançados nesses poucos 5 anos de trabalho. O reconhecimento da sociedade nos indica que estamos percorrendo o caminho correto. Caso você tenha interesse em nosso trabalho e queira conhecer melhor nossas ações, convidamos a todos para seguir nossas redes sociais. Todas as ações desenvolvidas são amplamente divulgadas. A sociedade pode e deve participar ativamente do projeto ao assistir os vídeos, participarem dos eventos e interagirem com nossa equipe de alunos extremamente engajados e motivados. Buscamos empoderar cada aluno do projeto para que, durante sua atuação profissional, levem aos seus locais de trabalho a inovação, o empreendedorismo e a competência, influenciando positivamente toda a sociedade ao atuarem como agentes multiplicadores das ações e atividades desenvolvidas aqui na universidade. 

Confira um pouco da história, conquistas, características e métricas do projeto Ciência para Todos:


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