Curso de Criação de Startups (inscrição)

Curso de Criação de Startups (inscrição)


Curso de Extensão "CRIANDO UMA STARTUP: DA IDEAÇÃO ATÉ O MVP" da Universidade Federal do Paraná, vinculado ao Projeto de Extensão Ciência para Todos & Iniciativa Startup Experience. Coordenador: Prof. André Bellin Mariano (Departamento de Engenharia Elétrica). 

PÚBLICO ALVO
O curso é destinado à alunos de graduação e graduados de qualquer área de formação com interesse em criação/atuar/gerir uma startup de impacto social.

VAGAS 
O curso tem o total de 30 vagas sendo reservadas 24 para alunos da UFPR, 3 vagas para servidores da UFPR (técnicos e professores) e 3 vagas para comunidade externa.

INSCRIÇÃO GRATUITA (CLIQUE AQUI)
Para realizar a inscrição, acesse o link https://forms.gle/1eLayqfG1VWd9j4K7 e preencha corretamente. 

REQUISITOS ACADÊMICOS
- Aluno de graduação ou pós-graduação matriculado na UFPR;
- Bolsistas, voluntários ou colaboradores de projetos de extensão da UFPR;
- Servidores da UFPR ou Hospital das Clínicas.

OBJETIVOS
Este curso tem como objetivo capacitar o participante em competências para criar iniciativas empreendedoras de relevância para a sociedade, seja como empreendedor ou profissional atuante em startups. O perfil empreendedor será desenvolvido através de técnicas, estudos e aplicação de prática de conhecimentos na criação e gestão de startups. Competências a serem adquiridas pelo aluno: capacidade de análise, liderança e gestão; desenvolvimento de competências de softskills (iniciativa, trabalho em equipe, comunicação, empatia).

METODOLOGIA
Este curso baseia-se nas metodologias de ensino i) Aprendizado baseado em Problema (Problem Based-Learning) e ii) Aprendizado baseado em Projeto (Projetc Based-Learning) conforme estudos prévios do projeto de Extensão Ciência para Todos e publicados no repositório da UFPR na forma de Recursos Educacionais Abertos: 

1) https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/58075, 
2) https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/57521
3) https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/57536, 
4) https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/57534. 

Além disso, o curso aplica a Metodologia Startup Experience desenvolvida pelo projeto de Extensão Ciência para Todos desde 2016 e utilizado para a ideação/criação de mais de 20 startups de base tecnológica.

AVALIAÇÃO
O desempenho do participante será realizado pela avaliação dos entregáveis do curso.

FREQUÊNCIA
A certificação depende de desempenho com nota superior à 7 (0 a 10) e frequência mínima de 75%.

OBSERVAÇÕES (Em função da pandemia coronavírus, as aulas teóricas serão transmitidas na forma online. As atividades práticas serão desenvolvidas em ambiente virtual)

Recomenda-se que os participantes deste curso sejam graduados ou alunos de graduação a partir do 5º Período, e que possuam conhecimentos aprofundados nas suas áreas de atuação, como por exemplo: programação, ciência dos materiais, eletrônica, telecomunicações, negócios, marketing, análises clínicas, biotecnologia, química, modelagem 3D, de modo a poder desenvolver o projeto. Os participantes devem ter disponibilidade para assistir as aulas teóricas (1 hora por semana) e desenvolver atividades práticas supervisionadas/orientadas (6 horas por semana). As aulas teóricas serão nas sexta-feiras a partir das 14h. As aulas práticas podem ser agendadas durante a semana em horário a combinar. Primeira aula teórica será no dia 8/5/20 às 14h. 

SOBRE O CURSO
O Curso de Extensão: Criando uma startup: da ideação até o MVP, vinculado ao projeto Ciência para Todos, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR, consiste em uma ação pedagógica de caráter teórico e prático, com um planejamento sistemático de 179 horas. A iniciativa atende a comunidade interna e externa da instituição e se propõe a gerar 'Impacto e Transformação' ao capacitar pessoas para atuarem na sociedade como agentes multiplicadores do conhecimento. Este curso possui 'Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão' pois aplica as metodologias criadas e adaptadas pelos professores da UFPR em seus projetos de extensão e pesquisa. As ações transformadoras geradas pelos participantes do curso na sociedade tem o potencial de melhorar a qualidade de vida da população e de geração de valor nas respectivas áreas de atuação profissional das equipes. Além disso, o curso prevê atividades de divulgação e popularização da ciência através da publicação de conteúdos em plataforma transmídia do Projeto de Extensão Ciência para Todos, com capacidade de atingir milhares de pessoas em todo o Brasil. Destaca-se que em 2019 a plataforma do projeto teve 440 mil visualizações de seus conteúdos.

Em relação à Interação Dialógica o curso vai proporcionar apresentações dos trabalhos para público em geral e permitir que a sociedade interaja durante este evento. Todo o conteúdo público divulgado receberá comentários e permitirá a discussão aberta das temáticas abordadas nas atividades propostas. Todas as atividades têm caráter Interdisciplinar tendo em vista as distintas áreas de atuação de cada participante do projeto. Destaca-se que o projeto Ciência para Todos possui alunos de graduação dos seguintes cursos: Eng. Elétrica, Eng. Mecânica, Ciência da Computação, Medicina, Farmácia, Eng. Química, Direito, Química, Eng. Ambiental, Eng. de Bioprocessos e Biotecnologia. As ações desenvolvidas no curso vão provocar um impacto positivo na formação dos estudantes da universidade pelo: i) envolvimento em trabalho interdisciplinar; ii) desenvolvimento de softskills; iii) aplicação de conhecimentos teóricos; iv) aprendizado e prática de técnicas como 5W2H, PDCA, KANBAN, OKR, Ishikawa, Canvas, Pitch; v) prática de técnicas de comunicação oral e escrita; vi) interação com a sociedade.


Esta é uma iniciativa do Projeto de Extensão Ciência para Todos da Universidade Federal do Paraná (www.bit.ly/cienciaufpr)