Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: visitas do CEEP

    Na última semana, como parte dos eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, o Ciência para Todos recebeu duas visitas do Centro Estadual de Educação Estadual de Curitiba, trazidas pelo professor Aldair Bolzan. 




     Nesta visita, os alunos puderam se familiarizar com os projetos de pesquisa em desenvolvimento aqui na UFPR. A visita foi dividida nas seguintes partes: 

1 - Setor de Energias Renováveis 


    O setor de energia renováveis do NPDEAS contempla uma solução completa para geração de energia a partir de lixo e de resíduos sólidos


    Primeiramente, os resíduos são incinerados a 1000 graus Celsius, gerando calor e  emissões. O calor é utilizado em um gerador térmico ciclo Rankine, que converte esta energia em eletricidade. As emissões, por sua vez, são utilizadas como fonte de carbono para a realização da fotossíntese das microalgas nos fotobiorreatores, sendo assim neutralizadas. Por fim, as microalgas possuem em sua composição altas quantidades de óleos, açúcares e proteínas, que podem ser utilizadas para a produção de biocombustíveis como o biodiesel e o bioetanol. Ou seja, saímos do lixo e chegamos em biocombustíveis e energia elétrica limpa. As fotos mostram nossos membros Thiago Nishimura, da Engenharia Química e Manoel Alcantara, da Engenharia Mecânica explicando os processos aos alunos. 












2 - Laboratório de Biotecnologia


    No setor de energias renováveis é possível utilizar os óleos de microalgas para produção de biodiesel e bioetanol. Mas é no laboratório de biotecnologia que se realizam os experimentos científicos para que esta produção em escala de engenharia seja viável. Os alunos puderam entender todo o processo de análise realizada no laboratório, explicado por nossos alunos Helena Bracarense, de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Thiago Nishimura, da Engenharia Química. 




3 - Startup Experience

    A startup é a área do Ciência para Todos em que os alunos de graduação desenvolvem produtos de impacto para a sociedade, desenvolvendo características desejadas pelo mercado de trabalho. 

Os projetos apresentados e os respectivos alunos responsáveis foram: 

- B1K3 Lab e Smart Mobility - Caio Filus (Engenharia Elétrica)
- Climoscópio - Mauro Obladen (Engenharia Elétrica)
- BioMech - João Marcelo Adiers (Engenharia Elétrica)
- Invisible Shield - Guilherme Guiraud (Engenharia Elétrica)
- Bio+ - Helena Bracarense (Engenharia de Bioprocessos)


4- Projeto Eletrizar

    O Eletrizar é um projeto de extensão coordenado pelo professor Ivan Eidt Colling, englobando alunos de diversos cursos com o objetivo de levar para as escolas conhecimentos sobre eletricidade e magnetismo.







Facebook: fb.com/npdeas
Instagram: @cptufpr
Linkedin: linkedin.com/company/cienciaufpr
Twitter: https://twitter.com/cptufpr