O Plano Nacional de Mobilidade Urbana possui algumas diretrizes básicas para o ano 2030, entre elas o estímulo ao transporte coletivo e ao transporte individual não-motorizado, com ênfase na bicicleta como modal de transporte para desafogar o trânsito de nossas metrópoles.
Neste contexto, o Programa Ciclovida atua dentro da UFPR como núcleo irradiador da cultura da bicicleta, contando com uma comunidade de 40.000 estudantes, técnicos e professores. Uma das iniciativas do Programa é o Desafio Intermodal, que chega hoje em sua 12ª Edição.
Às 18 horas, os desafiantes sairão do Hall de Administração do Centro Politécnico da UFPR com o mesmo objetivo: se dirigir até o Escritório Verde da UTFPR, na Avenida Silva Jardim, assinar a lista que lá estará e depois seguir até o Prédio Histórico da UFPR, na praça Santos Andrade, no centro de Curitiba.
A diferença é que cada um usará um meio de transporte diferente: carros, motos, ônibus e bicicletas estão entre as opções disponíveis.
Como projeto de extensão que trabalha com mobilidade urbana, o Ciência para Todos não poderia ficar fora dessa! 3 projetos desenvolvidos na Startup Experience estarão sendo utilizados no evento:
B1K3 Lab |
Todos já ouvimos falar que os carros devem manter uma distância mínima de 1,5 metro de um ciclista que divide a via com eles. Mas será que existe respeito a essa regulamentação? Como um ciclista pode saber disso?
A resposta está no B1K3 Lab, um dispositivo Internet of Things instalado na bicicleta que utiliza de um sensor ultrassônico para medir as distâncias de ultrapassagem, utilizando a comunicação com o smartphone via aplicativo Smart Mobility para georreferenciar estes dados: em quais ruas o ciclista é mais desrespeitado e porque são algumas das perguntas que poderão ser respondidas.
Observação: Um dos ciclistas desafiantes terá o B1K3 Lab instalado para monitorar todo o seu trajeto.
INVISIBLE SHIELD |
Além do desrespeito dos veículos, outros fatores ameaçam a segurança do ciclista: obstruções da rua, pistas estreitas, imprudência, etc. Pensando nisso, o Invisible Shield utiliza não apenas 1, mas 8 sensores de distância em todas as direções, monitorando o perímetro de segurança em 360 graus.
Observação: Um dos ciclistas também utilizará um exemplar do Invisible Shield no percurso!
SMART MOBILITY |
O Smart Mobility é o aplicativo de monitoramento oficial do evento. Além de ter funcionalidades comuns a outros aplicativos de mobilidade urbana, como Waze e Google Maps, o aplicativo desenvolvido pela Startup Experience vai além! Com dados coletados por uma rede de B1K3 Labs e Invisible Shields, será capaz de calcular rotas mais seguras e mais adequadas considerando qualidade de ruas, a ultrapassagem de veículos, a poluição, ruídos, dentre outros dados.
Todos os participantes usarão o Smart Mobility para monitorar seus trajetos!
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