Laboratório Móvel sobre Rodas da UFPR participa de Desafio Intermodal de Curitiba

Alunos de Engenharia Elétrica da UFPR (Universidade Federal do Paraná) participantes do projeto de extensão Ciência para Todos (bit.ly/cienciaufpr) desenvolveram um protótipo de laboratório móvel sobre rodas para monitoramento de parâmetros ambientais e comportamento do trânsito com particular interesse ao ciclista. Esse protótipo, batizado de B1K3 Lab (bit.ly/B1K3Lab), estará presente nesta sexta-feira (29) durante o desafio intermodal que tem como ponto de partida o Centro Politécnico e de chegada na Praça Santos Andrade.
Através da aplicação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso e utilizando sensores de baixo custo, os alunos do projeto de extensão projetaram e construíram um laboratório móvel capaz de georreferenciar os dados coletados como temperatura, umidade e distância de ultrapassagem de veículos. O projeto está interessado na geração de uma base de dados para ser utilizada no planejamento urbano pensando na cidade conectada do futuro (Smart Cities).

O acompanhamento dos participantes do desafio será feito por meio de um aplicativo também desenvolvido por alunos do Ciência Para Todos. Os dados são enviados a um servidor localizado na sede do projeto – Npdeas - Soluções em Escala de Engenharia. Os desenvolvedores da plataforma estarão presentes nos dois locais de concentração do evento tirando dúvidas dos participantes e exibindo o funcionamento em tempo real do aplicativo.

Com os dados coletados por ambas as plataformas, poderão ser realizadas pesquisas relacionadas aos efeitos dos índices na saúde do usuário e da população local. Além disso, pode-se traçar a rota mais segura ou menos poluída a partir da base de dados disponibilizada pelo projeto.

O Desafio Intermodal 2017, coordenado projeto ciclovida, coloca lado a lado nas ruas de Curitiba motoristas, ciclista, pedestres, usuários de taxis, uber e ônibus. Neste desafio, os participantes saem do Centro Politécnico as 18h, fazem um parada intermediária na UTFPR e vão em direção a UFPR na Santos Andrade. Em todas as edições realizadas anteriormente a bicicleta teve desempenho superior aos carros.