Alunos de Engenharia Elétrica da UFPR (Universidade Federal do Paraná) participantes do projeto de extensão Ciência para Todos (bit.ly/cienciaufpr) desenvolveram um protótipo de laboratório móvel sobre rodas para monitoramento de parâmetros ambientais e comportamento do trânsito com particular interesse ao ciclista. Esse protótipo, batizado de B1K3 Lab (bit.ly/B1K3Lab), estará presente nesta sexta-feira (29) durante o desafio intermodal que tem como ponto de partida o Centro Politécnico e de chegada na Praça Santos Andrade.
Através da aplicação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso e utilizando sensores de baixo custo, os alunos do projeto de extensão projetaram e construíram um laboratório móvel capaz de georreferenciar os dados coletados como temperatura, umidade e distância de ultrapassagem de veículos. O projeto está interessado na geração de uma base de dados para ser utilizada no planejamento urbano pensando na cidade conectada do futuro (Smart Cities).
O acompanhamento dos participantes do desafio será feito por meio de um aplicativo também desenvolvido por alunos do Ciência Para Todos. Os dados são enviados a um servidor localizado na sede do projeto – Npdeas - Soluções em Escala de Engenharia. Os desenvolvedores da plataforma estarão presentes nos dois locais de concentração do evento tirando dúvidas dos participantes e exibindo o funcionamento em tempo real do aplicativo.
Com os dados coletados por ambas as plataformas, poderão ser realizadas pesquisas relacionadas aos efeitos dos índices na saúde do usuário e da população local. Além disso, pode-se traçar a rota mais segura ou menos poluída a partir da base de dados disponibilizada pelo projeto.
O Desafio Intermodal 2017, coordenado projeto ciclovida, coloca lado a lado nas ruas de Curitiba motoristas, ciclista, pedestres, usuários de taxis, uber e ônibus. Neste desafio, os participantes saem do Centro Politécnico as 18h, fazem um parada intermediária na UTFPR e vão em direção a UFPR na Santos Andrade. Em todas as edições realizadas anteriormente a bicicleta teve desempenho superior aos carros.