Novos desafios para os alunos de graduação da UFPR

O projeto de extensão da UFPR "Ciência para Todos" pretende levar o conhecimento gerado na universidade de uma forma  orgânica para a sociedade através das atividades práticas e direta contando com a  participação direta dos alunos de diversos cursos de graduação. O público alvo desta parte do projeto são professores e alunos do ensino fundamental, médio e profissionalizante.


Além disso, o projeto de extensão tem por objetivo um trabalho de parceira com o Ciclista André Pasqualini de São Paulo. O ciclista já contabilizou milhares de quilômetros percorridos de bicicleta por todo o Brasil em diversas expedições, além de atividades de estímulo ao uso da bicicleta, treinamentos para motoristas de empresas de ônibus e palestras de conscientização.

O projeto atual de André Pasqualini, que é apoiado pelo "Ciência para Todos" trata-se de uma cicloexpedição que vai percorrer todo o Brasil, passando por todas as Capitais e todos os Biomas Brasileiros no sentido norte/sul e leste/oeste. Estima-se que o projeto tenha a duração de 4 anos.

O nome do projeto é "Brasil em Ciclos". Você encontra mais informações a respeito neste link: http://bicicreteiro.org/brasil-em-ciclos/

No dia 25/4/2016 o Ciclista veio a UFPR para apresentar o projeto Brasil em Ciclos e assinar os termos de compromisso para a participação do Projeto de Extensão "Ciência para Todos". Sobre este evento: LINK.

Durante a viagem serão utilizados diversos equipamentos eletrônicos concebidos pelo ciclista. A bicicleta também estará equipada com sistemas para carregar as baterias dos equipamentos eletrônicos utilizados durante a expedição (máquinas fotográficas, tablets, smartfones, etc). O conjunto dos equipamentos recebeu o nome: "Bicicleta Energética".

Os alunos de graduação participantes do projeto de extensão vão participar de Workshops aqui na UFPR para projetar, dimensionar, especificar componentes, construir sensores e calibrá-los. Esses encontros devem acontecer a partir de Outubro/2016. O ciclista André Pasqualini já iniciou a sua viagem para Curitiba. Como não podia deixar de ser, essa viagem já está sendo realizada de bicicleta. No momento da chegada a capital paranaense os alunos do projeto serão informados a respeito das datas e atividades a serem desenvolvidas. Atualmente temos duas equipes de alunos responsáveis por:

[Atividade 1] Desenvolvimento de sensores baseados em IoT utilizando sistemas embarcados.

[Atividade 2] Desenvolvimento de sistemas para carregamento de baterias baseados em dínamos e painéis fotovoltaicos portáteis.

Acompanhe a viagem de São Paulo até Curitiba pela página no Facebook e pelo canal Instagram do André Pasqualini.

Caso você seja aluno de Graduação e queira participar do projeto de extensão, entre em contato com o Coordenador Prof. André Bellin Mariano do Departamento de Engenharia Elétrica.

Acompanhe o Projeto de Extensão "Ciência para Todos" pelo BLOG e pelo FACEBOOK

O projeto "Ciência para Todos" é desenvolvido no NPDEAS, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (www.npdeas.ufpr.br).