EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS (2022 - 2023)


 EDITAL N. 01/2022 - 2023

(ATUALIZAÇÃO - DOCUMENTO 5158469)

EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE ESTUDANTES

O Projeto de Extensão Ciência para Todos e o Programa de Extensão Iniciativa Startup Experience do Departamento de Engenharia Elétrica - Setor de Tecnologia torna público o presente edital com as normas do processo seletivo de estudantes e recém graduados para atuação no projeto abaixo identificado:

Processo SEI nº 23075.039492/2020-15

Projeto intitulado: Ciência Cidadã - Uma ferramenta para levar a Ciência para Todos (UFPR)

Instituição parceira: Superintendência Geral de Inovação do Governo do Estado do Paraná.

 

  1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

  1. Desenvolver ações de inovação e empreendedorismos em escolas públicas com alunos do ensino médio baseados na metodologia Iniciativa Startup Experience desenvolvidas no projeto de extensão Ciência para Todos e no programa Iniciativa Startup Experience.

  2. O processo seletivo de que trata o presente edital, refere-se a seleção de bolsistas para atuação no projeto acima identificado.

  3. O presente processo seletivo estará válido enquanto vigente o acordo celebrado com a instituição financiadora, conforme processo identificado, podendo ocorrer convocações a qualquer momento.

  4. O preenchimento das vagas e a concessão das bolsas serão feitos mediante a necessidade do projeto, obedecendo à ordem de classificação.

  5. As 2 (duas) bolsas a serem concedidas aos bolsistas recém formados selecionados tem o valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) mensais, com duração de 12 (doze) meses e as 3 (três) bolsas aos alunos graduandos selecionados tem o valor de R$ 931,00 (novecentos e trinta e um reais) mensais, com duração de 12 (doze) meses.

  6. A integralidade da bolsa está condicionada à dedicação de 30 (trinta) horas semanais no projeto para os recém graduados e 20 (vinte) horas semanais para os alunos graduandos.

  7. O bolsista desde já manifesta ciência que poderá ser desligado a qualquer tempo.

  8. O projeto será desenvolvido nos espaços do Programa Iniciativa Startup Experience (Sala de Coworking, Incubadora, Sala de Reuniões, Sala de Aula) localizados no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS - UFPR). 

  9. As ações de interação dialógica com a sociedade serão realizadas em escolas públicas de Curitiba e/ou região metropolitana (Paraná).

 

  1. DA CANDIDATURA

  1. Poderão candidatar-se os estudantes regularmente matriculados nos cursos das seguintes áreas:

  1. Área I - Setor de Tecnologia

  2. Área II - Setor de Educação

  3. Recém Graduados e Graduandos que em sua graduação desenvolveram trabalhos aplicando SWOT, 5W2H, KANBAN, OKR, CANVAS, Elaboração de Cronograma, Gerência de Projetos, Coordenação de Equipes, Gestão Ágil, Organização de Cursos, Produção de Conteúdo e treinamento de equipes.

  1. Os candidatos devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

  1. ter bom rendimento acadêmico;

  1. estar disponível a iniciar as atividades no projeto tão logo seja convocado;

  1. não ser beneficiário de outro tipo de bolsa que exija exclusividade;

  1. não possuir vínculo empregatício.

  2. para as vagas de graduação: estar cursando a partir do 2º período do seu curso.

  3. para as vagas de graduados: o recém formado deverá ter se graduado no máximo há 3 anos da data de seleção.

  4. ter disponibilidade de horário exigido para se dedicar ao projeto (30 horas semanais para recém formados e 20 h semanais para graduandos)

  1. Ao candidato, que concorrer às bolsas do projeto, é desejável as seguintes características:

  1. Experiência em Gerência de Projetos;

  2. Experiência em Coordenação de Equipes através de ferramentas de gestão ágil;

  3. Facilidade de comunicação e expressão;

  4. Capacidade organizar cursos e treinamentos comprovada por certificados ou portfólio;

  5. Experiência em atividades de empreendedorismo e inovação comprada por certificados ou portfólio;

  6. Relacionamento interpessoal: Dinamismo, proatividade, resolução de problemas, aprendizado rápido, atitude e dedicação.

  7. Domínio das ferramentas: SWOT, 5W2H, KANBAN, OKR, Business Model Canvas, Elaboração de Cronograma.

 

  1. DA INSCRIÇÃO

  1. A inscrição deverá ser realizada pelo candidato, no período previsto no cronograma (item VI), por meio do envio da documentação, para o e-mail andrebmariano@ufpr.br escrevendo INSCRIÇÃO NA SELEÇÃO no campo do email com os anexos e informações listadas no item III-B.

  1. Para a inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  1. histórico escolar atualizado para os graduandos;

  2. diploma de graduação para os recém graduados

  1. cópia do RG e CPF;

  1. texto de livre redação contendo motivações para trabalhar no projeto e resumo de suas habilidades. Informar se já atuou ou atua em projeto de ensino, pesquisa ou extensão como aluno voluntário ou ainda em ecossistema de inovação ou startups;

  2. currículo acadêmico/profissional resumido (de preferência Currículo Lattes e o link do perfil no Linkedin).

  3. Declaração de vulnerabilidade social se o candidato se enquadrar.

 

  1. DA SELEÇÃO

  1. O processo seletivo constará de análise documental e entrevista, ambas de caráter eliminatório (item VI).

  1. Será utilizado como critério de desempate, caso houver, a valorização do aluno que atuou ou atua como voluntário em projetos de ensino, pesquisa ou extensão.

  1. A análise documental e a entrevista serão realizadas pelo coordenador do projeto.

  1. As entrevistas serão agendadas por meio do e-mail utilizado para inscrição.

  2. Também, em caso de empate, os candidatos em situação de vulnerabilidade social terão a preferência pela vaga.

 

  1. DO RESULTADO E DA CONVOCAÇÃO DOS BOLSISTAS

  1. Todas as etapas e prazos deste processo seletivo estão descritos no item VI do presente edital e estarão disponíveis no site do Projeto de Extensão Ciência para Todos <https://www.bit.ly/cienciaufpr>.

  1. O coordenador reserva-se ao direito de prorrogar prazos e alterar datas, conforme se faça necessário, através da publicação de comunicado.

  1. O resultado será publicado no mesmo endereço de publicação do Edital, conforme período previsto no cronograma (item VI).

  1. O resultado consolidado será atualizado semestralmente, podendo haver a reclassificação dos candidatos.

  1. Os candidatos selecionados deverão aguardar a convocação que será realizada conforme a necessidade do projeto. Ao ser convocado, o candidato deverá comparecer na data, hora e local divulgados, com a documentação exigida para efetuar cadastramento e assinar o Termo Individual de participação no projeto.

  2. Os bolsistas selecionados deverão providenciar a contratação de seguro de vida e deverão apresentar cópia da apólice em até 30 (trinta) dias após o início da bolsa.

  3. O início das atividades pelos bolsistas ficará condicionado ao repasse financeiro pela SETI.

  4. Os bolsistas selecionados não podem ter vínculo empregatício e nem receber outra modalidade de bolsa, incluindo bolsa de estágio.

 

  1. DO CRONOGRAMA

ETAPA

DATA

Publicação do Edital

13/12/2022

Inscrições

13/12/2022 até 15/01/2023

Entrevistas

16/01/2023 até 27/01/2023

Resultado

31/01/2023

Vigência do Edital

da data de publicação do edital até o encerramento do acordo formalizado para execução do projeto

 

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. Os bolsistas atuarão em atividades de ensino/pesquisa/extensão para atender ao projeto descrito no item I.

  1. O Coordenador do projeto avaliará, conforme disponibilidade orçamentária e vigência do projeto, a possibilidade de renovação da bolsa.

  2. Os alunos aprovados e não classificados para as bolsas disponíveis ficarão cadastrados na lista de esperas para eventuais substituições no projeto.

  3. Os alunos aprovados e não classificados ficam convidados para participar do projeto como voluntários.

  4. Os casos omissos serão analisados pelo Coordenador do projeto.

 

Curitiba, 13 de Dezembro de 2022.

 

 

__[assinado eletronicamente]__

Coordenador do acordo


O documento assinado eletronicamente está disponível na plataforma SEI número 23075.039492/2020-15 - Documento 5158469


ATUALIZAÇÃO (17/01/2023)


Homologamos a inscrição dos seguintes candidatos que enviaram a documentação e inscrição respeitando as instruções do processo seletivo, bem como respeitando a data limite para envio:


ANA GASPERIN

ANA KAROL MARTINS

ANA NAKATANI

ANA TEIXEIRA

DIANE ARAUJO

EMANUELLE FERNANDES

ERICK KOLLROSS

FERNANDA ALMEIDA

GUILHERME BOMFIM

GUILHERME LOMBA

JÚLIA ANDRADE

LARISSA PEREIRA

MARCELO SOUZA

MICHELINE SANTOS


Caso você tenha realizado o procedimento de inscrição e seu nome não está na lista acima, por favor, entre em contato com urgência pelo email andrebmariano@ufpr.br.


Atenciosamente,


Prof. André Bellin Mariano 


ATUALIZAÇÃO (31/01/2023)


EDITAL N. 01/2023

EDITAL PARA SELEÇÃO INTERNA DE ESTUDANTES 

RESULTADO FINAL

 

Informo que o resultado da Seleção Interna de Estudantes Edital 1/2022 (Documento 5158469) foi o seguinte:

 

Aprovados para vagas para bolsista recém formado (30 horas semanais)

 

1. Erick Cordeiro Kollross

2. Guilherme Henrique de Bomfim

 

Aprovados para vagas de graduandos (20 horas semanais)

 

1. Fernanda Beatriz Oliveira de Almeida

2. Ana Carolina Reis Teixeira

3. Larissa Pereira

 

Aprovados na lista de espera para graduandos 

 

1. Ana Karoline Martins

2. Ana Clara Thiesen Gasperin

3. Marcelo Tibúrcio de Souza

4. Guilherme Adrião Lomba

5. Micheline Paitra Alves dos Santos

6. Júlia de Moura Andrade

7. Diane Araújo

8. Emanuelle Thais Fernandes

9. Ana Carolina Nakatani

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

  1. Os bolsistas atuarão em atividades de ensino/pesquisa/extensão para atender ao projeto descrito no item I do Edital 1/2022.

  1. O Coordenador do projeto avaliará, conforme disponibilidade orçamentária e vigência do projeto, a possibilidade de renovação da bolsa.

  1. A contratação e implementação da bolsa fica atrelada à entrega dos documentos comprobatórios solicitados no edital 1/2022 e a disponibilização de recursos financeiros ao projeto.

  2. O projeto vai substituir o bolsista caso não tenha a dedicação esperada ou não cumpra as horas exigidas.

  3. Os alunos na lista de espera são convidados a integrar o Projeto de Extensão Ciência para Todos II como voluntários após a participação do próximo processo Trainee de 2023 (a ser divulgado nas plataformas do projeto).

  4. Os casos omissos serão analisados pelo Coordenador do projeto.

 

Atenciosamente,

Curitiba, 31 de Janeiro de 2023

___[assinado eletronicamente]___

Coordenador do acordo

O documento assinado eletronicamente está disponível na plataforma SEI número 23075.039492/2020-15 - Documento 5255321