Protótipo e Produto Minimamente Viável


 A ciência é a base para descobrirmos o porquê de tudo. A comunidade científica vem desenvolvendo Projetos de Pesquisa nas mais variadas áreas do saber em busca das verdades fundamentais que regem o universo. Parte das pesquisas busca a obtenção de modelos científicos com a possibilidade de representar os resultados obtidos. Utilizando esses resultados como base, pesquisadores partem para Projetos de Desenvolvimento que buscam utilizar os modelos científicos em forma de protótipo ou instalação piloto. A partir daí, Projetos de Engenharia são desenvolvidos para a fabricação ou execução de uma obra a partir dos dados obtidos dos protótipos. Dessa forma, percebemos a grande importância do desenvolvimento dos protótipos como sendo uma etapa fundamental para o desenvolvimento de Projetos de Engenharia. De modo limitado os protótipos permitem a demonstração de soluções em ambientes controlados , possibilitando a tomada de decisão a respeito ou não da continuidade do desenvolvimento. Contudo, ter um protótipo funcional não é suficiente. Precisamos validar a tecnologia ou conceito do projeto em ambiente real com o público-alvo. Desta forma, faz-se necessário a criação de um Produto Minimamente Viável, do inglês minimum viable product (MVP). Neste caso, trata-se de um conceito para o desenvolvimento de um produto com as mínimas características necessárias para a comercialização da solução e assim obter-se o feedback e validação do mercado. MVP significa utilizar o mínimo possível de recursos para entregar a principal proposta de valor da ideia.

A partir dos resultados do MVP é possível: i) validar completamente o conceito e seguir em frente, ii) descobrir pontos importantes de melhoria e fazer ajustes no processo ou iii) descobrir que o seu produto não obteve uma resposta positiva do mercado.

Na pior das hipóteses, o MVP vai permitir a obtenção de uma resposta do mercado com o menor investimento financeiro possível, assim diminuindo o prejuízo da iniciativa. Neste caso, não necessariamente seja o final da história. Como o comprometimento financeiro foi mínimo, existe margem para reavaliar o produto e ajustá-lo ao mercado a partir das informações levantadas no período de análise.

Para um bom MVP você precisa: a) definir a proposta de valor, b) testar a resposta no mercado e c) interpretar os feedbacks recebidos do mercado.

Portanto, invista seus esforços primordialmente na definição da proposta de valor do seu produto, processo ou serviço. Num segundo momento, use sua rede de relacionamento e ecossistema de inovação para buscar investimentos e apoio para a validação do MVP. O feedback do mercado, ou seja, do público-alvo é fundamental para avaliar a relevância da solução para a sociedade. Quanto mais alinhado com as demandas da população estiver seus esforços, mais receptividade será alcançada pelos seus produtos.

Aqui na Universidade Federal do Paraná, alunos do nível técnico, graduação e pós-graduação são capacitados para o desenvolvimento de protótipos e MPVs a partir da Metodologia Startup Experience desenvolvido pelo projeto Ciência para Todos no Setor de Tecnologia (Centro Politécnico). Como o projeto é interdisciplinar, acadêmicos de diversas áreas como Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Enfermagem, Farmácia, Química, Medicina, Turismo, Engenharia Ambiental, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Odontologia, Agronomia, Pedagogia, Engenharia Química, Curso Técnico de Petróleo e Gás Natural e diversas pós-graduações criam projetos inovadores com a finalidade de criar valor na sociedade a partir do desenvolvimento de startups.  Atualmente, a partir do Programa Iniciativa Startup Experience, a metodologia está sendo implementada também no Campus de Palotina para os cursos de Agronomia e Engenharia de Energia.

Além disso, alunos da especialização do Instituto de Soluções Tecnológicas Aplicadas tem a oportunidade de criar soluções alinhadas partir do TCC Inovador e apresentar o resultado para o ecossistema de inovação através da Arena UFPR e do Pitch Day, eventos com foco na inovação e formação de rede de relacionamento.

Se você quer saber mais sobre protótipos e MVPs criados por alunos da UFPR, acompanhem as mídias do projeto Ciência para Todos e do Instituto de Soluções Tecnológicas Aplicadas. Veja de perto como o nosso ecossistema de inovação proporciona um ambiente efervescente para a criação de soluções tecnológicas inovadoras para a geração de valor para a sociedade.

 #protótipo #mpv #desenvolvimento #profissional #carreira #pesquisa #ensino #extensão #inovação #startup #ufpr