Comunicação como ferramenta de divulgação e (in)formação profissional


Dados do instituto Paulo Montenegro em parceria com a ONG Ação Educativa demonstram um triste cenário em nosso país. Apenas 8% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são capazes de se comunicar e compreender plenamente. Em geral, falta formação e treinamento e, particularmente, no ambiente profissional, as deficiências na capacidade de se comunicar prejudicam fortemente tanto o desempenho na carreira quanto a eficiência das companhias. A comunicação não reside apenas na capacidade de escrever textos objetivos, claros e envolventes, mas também na capacidade de se expressar em público. Para uma comunicação oral devemos dominar os componentes verbais (vocabulário, estrutura gramatical, concordância verbal, ritmo, articulação e conteúdo) bem como os componentes não verbais como postura corporal, respiração, olhares, gestos e atitudes.

A prática da comunicação deve estar presente desde a primeira infância. Devemos incentivar as crianças na mais tenra idade a se expressar e o incentivo não deve parar nem mesmo depois da formação profissional. A comunicação deve ser um valor intrínseco de todas as empresas e organizações, de modo a propiciar rotineiramente oportunidades para que todos os colaboradores participem de eventos interativos, comunicativos e formativos. Os profissionais precisam praticar a comunicação, especialmente a partir da transmissão do conhecimento das suas atividades profissionais e cursos de capacitação. Organizar eventos de treinamento, produzir e compartilhar conteúdos online como textos, podcasts e vídeos são algumas formas de disseminar o conhecimento, conseguir engajamento para formação de uma rede de contato profissional efetiva, além de permitir a constante capacitação e prática de importantes habilidades de comunicação.
 
Na Universidade Federal do Paraná, através da Metodologia Startup Experience, alunos do nível técnico, graduação e pós-graduação são incentivados ao desenvolvimento de cursos, eventos e produção de conteúdo para a sociedade como forma de divulgação e popularização da ciência e tecnologia. Desta forma, desde o início do curso os alunos são estimulados participar de atividades de comunicação tanto oral como escritas. Essas ações são integradas ao ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável permitindo que as ações de inovação desenvolvida na universidade sejam divulgadas para toda a sociedade.
Acompanhe as divulgações do projeto através das redes sociais: Ciência para Todos.
 
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