A importância da comunicação escrita para a pesquisa e inovação


Os registros dos trabalhos acadêmicos e de pesquisa na forma de artigo colaboram para o desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade. Assim, antes de iniciar uma nova investigação, os cientistas conferem na literatura o estado da arte, ou seja, verificam tudo que já foi estudado sobre determinado tema, de modo que o novo estudo acrescente algo novo ao conhecimento científico, desta forma evitando o desperdício de tempo e recursos com pesquisas já realizadas. A revisão da literatura está cada vez mais simples, tendo em vista que os sistemas de integração de busca das publicações disponibilizam praticamente todas as revistas científicas existentes e, inclusive, publicações a partir de 1945. Agora, o principal desafio consiste a forma de selecionar quais artigos são os mais relevantes. Uma forma de fazer isso consiste em avaliar a relevância das publicações através das análises do impacto da revista e das citações do artigo. O índice de impacto é um cálculo realizado a partir do número de artigos citados de uma revista e a relação com o número total de artigos por ela publicados. Esse número aparece já na primeira página dos sites das editoras e nos mostra que revistas com índice de impacto superiores a 2 (dois) possuem mais citações que publicações, indicando uma boa relevância dos trabalhos publicados. Neste caso, para índice de impacto igual a 2, entendemos que, em média, a revista possui duas citações para cada publicação realizada. Contudo, analisar somente o impacto da revista não é o suficiente. Outro passo consiste na análise de quantas citações o artigo recebeu na literatura. Normalmente, bons artigos recebem muitas citações, o que pode representar uma percepção da comunidade científica a respeito da qualidade e importância daquela publicação. Vale destacar que precisamos conferir o teor dos comentários dos artigos a respeito da publicação em análise para confirmar esse pressuposto.

Mas aí chega o momento, após a revisão da literatura e a realização dos estudos acadêmicos, no qual os pesquisadores precisam publicar o seu estudo. Nesta hora não existe atalho!

Para que divulgação tenha relevância internacional se faz necessária a publicação na língua inglesa e em uma revista de alto índice de impacto com importância na área de conhecimento em questão.

Pesquisas em inglês são acessíveis a todo o mundo e colaboram para a universalização do conhecimento. Não é difícil de entender que as revistas mais relevantes são mais procuradas e, desta forma, os editores tem o trabalho de selecionar apenas as pesquisas de maior qualidade científica. Ou seja, está cada vez mais difícil publicar as pesquisas como artigos nas melhores revistas. Os editores e revisores avaliam, além da qualidade da escrita em inglês, a originalidade da pesquisa, a metodologia científica da utilizada e a objetividade e clareza na escrita. Indubitavelmente o resultado final da pesquisa deve ser apresentado de uma forma simples e elegante, destacando os principais avanços científicos alcançados com o trabalho realizado.

Para a inovação e criação de soluções disruptivas na sociedade, as startups também precisam compartilhar com os pesquisadores os mesmos valores e cuidados na criação dos seus trabalhos.

#ciência #comunicação #ciência #pesquisa #ensino #extensão #inovação #startup #ufpr Novos projetos demandam pesquisas na literatura com buscas nas mesmas bases de dados dos cientistas, além da análise de patentes e iniciativas semelhantes ao foco do seu trabalho que estejam em andamento no mundo. O desenvolvedor não pode se furtar da responsabilidade de apresentar iniciativas semelhantes de seus concorrentes para evidenciar, sem qualquer sombra de dúvidas, os diferenciais do seu projeto. Além disso, a avaliação de projetos de inovação considera o formato da apresentação dos resultados demanda que seja feito de forma clara e objetiva. Produzir conteúdos simples destacando a proposta de valor do projeto colabora com a avaliação pelos investidores e ecossistema de inovação. Equipes multidisciplinares permitem que competências complementares sejam somadas aos esforços das startups tanto no desenvolvimento quanto na apresentação para a sociedade. Aproveitar os talentos do seu time para a criação de uma solução completa e relevante para a sociedade parece ser o caminho para todas as startups de sucesso que conhecemos.

Enquanto os cientistas preocupam-se com a realização de projetos que forneçam respostas para todas as perguntas da humanidade nas mais diversas áreas do conhecimento, as startups buscam criar soluções inovadoras para gerar valor na sociedade. Os dois trabalhos não são desconexos, muito pelo contrário, são complementares.

Os pesquisadores e os startupeiros precisam validar o seu esforço para viabilizar a continuidade das ações desenvolvidas, ou seja, precisam de sustentabilidade. Ambos precisam usar como base a literatura científica, além de ter clareza e objetividade na apresentação dos seus resultados.

 Aqui na Universidade Federal do Paraná, nosso grupo de pesquisa desenvolveu a Metodologia Startup Experience, para que alunos do nível técnico, graduação e pós-graduação sejam desafiados a realizarem a criação de soluções inovadoras para a sociedade. Nossa metodologia é um amálgama da pesquisa, ensino e extensão que formam o tripé de sustentação das universidades com uma grande pitada de inovação. Nosso trabalho é feito de forma transparente para a sociedade, com a realização de eventos gratuitos para inclusão de todos. As experiências acadêmicas na graduação e pós-graduação são transformadas em projetos de inovação apresentados para sociedade e ecossistema de inovação do estado do Paraná com uma importante troca de conhecimentos e experiência. Assim sendo, convidamos a todos para acompanharem nossos trabalhos e a interagirem com nossa equipe para que, como sociedade, possamos criar novos caminhos sustentáveis para melhorar a qualidade de vida, a saúde, a segurança e o bem-estar de toda nossa população. Acompanhe as divulgações do projeto através das redes sociais do: Ciência para Todos e Instituto Tecnológico de Soluções Aplicadas.

#ciência #comunicação #ciência #pesquisa #ensino #extensão #inovação #startup #ufpr