DESAFIO INTERMODAL DE CURITIBA

Nesta última Sexta-Feira, o Programa Ciclovida da UFPR (Universidade Federal do Paraná) organizou mais um DESAFIO INTERMODAL DE CURITIBA. O desafio consiste em uma análise do deslocamento urbano na cidade em horário de pico. Os desafiantes em diversos modais (patinete, bicicleta, a pé, ônibus, carro, etc) saem às 18h do Centro Politécnico, passam por um ponto intermediário na Casa Verde (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e terminam o desafio no prédio histórico da UFPR na Santos Andrade. Desta vez, como nas edições anteriores, a bicicleta ganhou no quesito TEMPO, EMISSÕES e CUSTOS. Essa iniciativa fornece uma fotografia da mobilidade urbana e permite a racionalização em relação aos desafios diários de todos em relação aos deslocamentos urbanos e condições nas nossas cidades.
Nosso projeto Ciência para Todos teve a oportunidade de monitorar alguns participantes via nosso aplicativo Smart Mobility (disponível gratuitamente na Play Store - Google). Além disso, nosso aluno da Engenharia Leo Goldenberg participou de bicicleta e monitorou Umidade, Temperatura e as ultrapassagens de veículos fora da legislação através do nosso dispositivo IoT B1K3Lab. O dispositivo conta com sensor de ultrassom que registra no mapa os locais em que ocorreram ultrapassagens a menos de 1,5 m determinada pela legislação de trânsito vigente e atualmente faz parte do projeto de Iniciação Científica vigente para 2019-2020.
O evento teve cobertura do Jornal Boa Noite Paraná da RPC. Confira no link: https://globoplay.globo.com/v/7957643
Nesta edição o Prof. André B. Mariano participou na modalidade BICICLETA e terminou o desafio na 3ª Posição Geral, chegando na frente dos motociclistas, motoristas, bike elétrica e patinete elétrico.