B1K3 Lab: Startup Experience e abordagem interdisciplinar

Através do programa Startup Experience desenvolvido pelo Projeto de Extensão Ciência para Todos os alunos de graduação da UFPR desenvolvem o B1K3 Lab. Trata-se de um sistema IoT para monitoramento da qualidade do ar e ciclomobiliade.


 A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU - Lei 12.597/12) define as diretrizes que devem orientar a regulação e o planejamento da mobilidade urbana nas cidades brasileiras. A PNMU, em resumo:
  • Incentiva os deslocamentos por meios de transporte não motorizado e coletivos
  • Desestimula o uso de transportes individuais motorizados

Como mudar as cidades do presente e planejar as cidades para o futuro tendo em vista a tradição brasileira no transporte individual motorizado?

Bem, essa tarefa hercúlea necessita de uma abordagem multidisciplinar e, neste sentido, o projeto de extensão universitária Ciência para Todos desenvolve o B1K3 Lab, um laboratório móvel sobre rodas para monitoramento da ciclomobilidade e também da qualidade do ar em nossas cidades. Esta plataforma pretende auxiliar os ciclistas a escolherem as melhores rotas e a conhecerem os melhores comportamentos no trânsito, além de fornecerem dados para os planejadores urbanos monitorarem as vias em tempo real.

Saiba mais sobre o B1K3 Lab aqui: www.bit.ly/B1K3Lab